segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Artistas Pop Art



Andy Warhol

Andy Warhol, como ficou conhecido Andrew Warhola, nasceu em 6 de agosto de 1927 em Pittsburgh, Pensilvânia. Oriundo de uma família de imigrantes tchecos, graduou-se em 1949 pelo Instituto Carnegie de Tecnologia da cidade natal, e logo mudou-se para Nova York, onde desenhou cartões de Natal, capas de discos e mapas do tempo para a televisão. No início da década de 1950, participou de um grupo teatral que se inspirava nas idéias de Brecht.As produções cinematográficas de Warhol se caracterizavam pelo erotismo homossexual e pela duração incomum. Warhol produziu ainda discos de um grupo musical e incentivou o trabalho de outros artistas que ele reuniu num coletivo chamado The Factory. Fundou uma revista mensal e publicou The Philosophy of Andy Warhol (1975; A filosofia de Andy Warhol), Portrait of the Seventies (1979; Retrato dos anos setenta) e Andy Warhol"s Exposures (1979; Exposições de Andy Warhol). Warhol morreu em Nova York, em 22 de fevereiro de 1987.



Lichtenstein


Roy Fox Lichtenstein (Nova Iorque, 27 de outubro de 1923 — Nova Iorque, 29 de setembro de 1997) foi um pintor estado-unidense identificado com a Pop Art.

Na sua obra, procurou valorizar os cliches das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.

O seu interesse pelas histórias em quadradinhos (banda desenhada), como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Nos seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características da banda desenhada e dos anúncios comerciais, e reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou, inicialmente, uma técnica pontilhista para simular os pontos reticulados das histórias. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.












Nenhum comentário:

Postar um comentário